ALIMENTAÇÃO DE CRIANÇAS DE 7 A 12 MESES

14/03/2016 Amanda Ribas
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Oi pessoal tudo bem?

Hoje venho falar com vocês sobre a alimentação de crianças de 7 a 12 meses de idade, dando continuidade a nossa série sobre a alimentação infantil.
Por volta de 7 ou 8 meses, a criança já pode começar a receber durante o seu dia duas papas salgadas e duas doces.
Muitas mães me perguntam e tem dúvidas quanto à introdução do suco de fruta, se é bacana oferece-lo a criança neste início ou não. Segundo os especialistas e nos estudos realizados, o suco de fruta não é introduzido inicialmente, e tão pouco constitui uma refeição. Geralmente só é recomendado quando a ingestão de vitamina C da criança está abaixo do desejado.
Nesta fase, a alimentação complementar deve ser de acordo com os horários de refeições da família, com intervalos regulares e respeitando o apetite da criança. Também devem ser oferecidos diferentes alimentos ao dia de modo que sua alimentação seja colorida, para tanto deve-se estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.

Abaixo eu trago para vocês um exemplo de um esquema alimentar para as crianças de 8 a 11 meses:

  • Pela manhã: leite (materno se a criança ainda for amamentada, ou fórmula se não for possível à amamentação).
  • Lanche da manhã: papa de fruta amassada
  • Almoço: papa salgada amassada (carne, arroz, cenoura).
  • Lanche da tarde: papa de fruta
  • Jantar: papa salgada amassada (batata, peixe, um tipo de folhas verdes).
  • Ceia: leite
  • Refeição “extra”: leite

 

Claro que este é apenas um exemplo, é importante que cada família observe o que se encaixa melhor em sua rotina e condição de vida. As papas salgadas amassadas também podem e devem ser diferenciadas a cada dia para que a criança adquira gosto por vários tipos de alimentos.
A alimentação complementar da criança deve ser espessa desde o começo e oferecida na colher, por isso indicamos tanto que as papinhas sejam amassadas e não liquidificadas, conforme a criança for crescendo e evoluindo seu gosto alimentar vamos aumentando gradativamente a consistência até chegar à alimentação igual a da família (por volta de um ano).

O exemplo de esquema alimentar para crianças a partir de 12 meses seria assim:

  • Pela manhã: Leite (se amamentadas o materno, se já desmamadas a fórmula) ·.
  • Lanche da manhã: fruta ou suco + biscoito de arroz
  • Almoço igual o da família: arroz, feijão, carne, verdura ou legume.
  • Sobremesa: Fruta
  • Lanche da tarde: Leite + pão ou cereal
  • Jantar: macarrão, frango e legume.
  • Ceia: leite

 

É importantíssimo lembrar que devemos evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos, e outras guloseimas nos primeiros anos da criança, além de usar o sal com moderação.
Portanto o biscoito que foi empregado no exemplo acima seria somente o do tipo “água e sal” ou “maisena”, nada de biscoitos recheados, pois estes possuem muitos conservantes, açúcar, gordura trans etc.

 

Bom pessoal espero que tenham gostado do post de hoje, e que possam servir de informação para a vida de vocês! No próximo post continuarei com a nossa série sobre alimentação infantil, falando sobre o método BLW fiquem ligadinhas!!!! Grande beijo!

Nathalia Droppa – Nutricionista
nathy_droppa@hotmail.com
Instagram @nathaliadroppa_nutri