Introdução Alimentar

04/02/2016 Amanda Ribas
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Oi Pessoal!! Tudo bem?
Estou de volta hoje para abordar um assunto muito, muito importante: a alimentação do bebê a partir dos seus 6 meses de vida, pois é neste período que começamos a formar boa parte dos hábitos alimentares das crianças.
A partir dos 6 meses de vida deve-se começar a se introduzir os alimentos para os bebês , inicialmente devemos introduzir os alimentos aos poucos e de preferência sozinhos para observarmos possíveis reações alérgicas (Ex: Introduzir mamão durante 3 dias seguidos e observar possíveis sinais de alergia, se não ocorrer ,pode-se passar para a próxima fruta ou legumes), após oferecer uma boa quantidade de alimentos diferentes podemos começar a montar as papas com mais de um ingrediente.
Recomenda-se oferecer nesta fase papas de frutas ou salgadas 3 vezes ao dia se a criança ainda estiver sendo amamentada, e 5 vezes ao dia se estiver desmamada. Amamentar logo após essas refeições não é uma regra e sim uma forma de nutrir a criança quando o alimento oferecido não for bem aceito ou quando a mesma comer pouco.·.

O PREPARO DAS PAPAS

Para a papa doce as frutas devem ser AMASSADAS em forma de purê, isso irá ajudá-los a começar a exercitar a mastigação desde o início, até mesmo aos bebês que apresentam poucos dentes ou ainda não possuem nenhum, papas amassadas ajudam a estimular o desenvolvimento adequado da cavidade bucal, na formação dos dentes e futuramente da fala. Já a papa salgada também deve ser amassada e temperada somente com temperos naturais (cebola, alho, ervas).

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INTRODUÇÃO DAS CARNES

Observo em minha vivência profissional e também pessoal com minha família que muitas mamães têm medo de introduzir as carnes tão cedo para os bebês e que eles não consigam mastigar a carne direito e engasgar, isso é um erro, a carne já deve ser incluída na papa desde cedo para garantir que a criança tenha uma fonte de ferro de boa biodisponibilidade para o organismo, evitando assim anemia. Claro que se recomenda o uso de carne moída por ser um tipo de carne macia quando pronta, ou carne bem cozida desfiada para que seja fácil da criança triturar no início. Conforme a criança for crescendo vamos deixando a papa cada vez mais sólida e com pedaços.
Com relação a peixes, estes também podem ser introduzidos na alimentação da criança, a não ser que exista alguém na família que tenha alergia a alimentos marinhos, nestes casos a introdução deve ser adiada.

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É sempre bom lembrar que uma criança é diferente da outra, sendo assim qualquer dúvida ou insegurança em relação a este assunto procure seu nutricionista de confiança e\ou o pediatra do seu filho, peça opiniões para eles sobre o melhor caminho seguir para que a alimentação do seu filho seja completa, nutritiva e sem traumas!

Por fim pessoal vou deixar para vocês uma sugestão de papa salgada super nutritiva e balanceada em proporções dos grupos alimentares, se quiserem posso voltar com mais sugestões de papas para vocês, só deixarem aqui nos comentários!

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Papa de batata-doce, abobrinha e frango

Ingredientes:

  • 50g de peito de frango picadinho ou desfiado
  • 1 colher (sobremesa) de óleo
  • 1 colher (chá) de cebola picadinha
  • 1 unidade média ou pequena de batata – doce (aproximadamente 150g)
  • Meia abobrinha pequena

 

Modo de preparo:

Em uma panela pequena aqueça o óleo e refogue rapidamente a cebola e o frango. Acrescente a batata-doce e a abobrinha picadas, mais 2 copos de água, e tampe. Deixe cozinhar até que os ingredientes estejam macios e quase sem água. Se necessário acrescente mais água.

Observação: se o seu bebê for muito novinho e não conseguir comer a batata doce e a abobrinha picadas, pode-se amassar os legumes.

 

Bom pessoal espero que tenham gostado e possam aproveitar essas dicas para ajuda-las nessa fase importante dos seus bebês! Este assunto é muito extenso então com certeza voltarei a abordá-lo por aqui mais vezes! Deixe aqui nos comentários as dúvidas de vocês ou o que vocês gostariam que eu abordasse primeiro por aqui!

Grande beijo!

Nathalia Droppa – Nutricionista
nathy_droppa@hotmail.com
Instagram @nathaliadroppa_nutri