Obesidade Infantil

19/04/2017 Amanda Ribas
obesidade

Olá pessoal, tudo bem?
Vocês sabem que eu sempre me preocupo com a alimentação da Helena, desde a gestação até hoje é uma das minhas prioridades saber como oferecer alimentos , quando oferecer., quais são as quantidades etc.
Não sou extremista em nada, a Helena depois que completou um ano come açúcar esporadicamente, em casa uso sempre mascavo ou demerara nas preparações que necessitam, porém quando comemos algo na rua não consigo seguir a mesma linha.
Por isso de vez em quando está liberado um docinho refinado e na minha opinião está ok! Afinao 95% da alimentação dela é saudável, balanceada e sem açúcar, corantes, conservantes e tantas porcarias que existem….

Então é com muita alegria que venho contar essa novidade para vcs! Nós  teremos uma nutricionista Materno Infantil colaborando com as publicações sobre o assunto aqui no blog, Espero que vocês gostem e possam aproveitar cada dica!!
BeijO*s Mandi

OBESIDADE INFANTIL

Segundo a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) a obesidade infantil é uma doença crônica de fatores genéticos, ambientais e comportamentais (SBP, 2012)

Fatores que contribuem para obesidade infantil são: desmame precoce, alimentação complementar inadequada, preparo inadequado de fórmulas lácteas, relação familiar inadequada e distúrbio de comportamento alimentar (Fisberg, 2005)

Alguns estudos apontam que o Aleitamento Materno pode proteger as crianças contra sobrepeso e obesidade (Revista de Saúde Pública, 2009)

Bebidas açucaradas estão associadas com aumento da Obesidade Infantil. Em crianças de 02 a 05 anos o consumo de bebidas açucaradas esta associado com IMC maior (De BoerMD et al: Pediatrics, 2013)

Um revisão de artigo mostrou que 70 a 160 kcal a mais diariamente contribui para excesso de peso em crianças, sugerindo pequenas mudanças nos hábitos alimentares como ex: substituição do leite integral pelo desnatado (- 50 kcal) e substituição de 01 pacote de batata industrializada por 01 fatia de bolo simples (- 50 kcal) (Revista Bras. de Pediatria, 2013)

Um estudo feito nos EUA com 4867 adolescentes com idade entre 12 a 18 anos mostrou que quanto maior o consumo de bebida açucarada maiores os níveis de ácido úrico e aumento da pressão arterial entre essa faixa etária. Essa bebida contribui para um aumento de 301 kcal por dia (13% da necessidade diária) Nguyen et al; The Journal of Pediatrics, Jun 2009

Tratamento: Promover crescimento e desenvolvimento adequado para a idade, contribuir para mudança de hábito saudável em toda família, prevenir doenças crônicas na vida adulta

Orientações recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria, 2012

1. Não proibir alimentos

2. Estabelecer e organizar o horários de refeições e lanches

3. Realizar refeições em tempo adequado

4. Refeições em locais tranquilos

5. No máximo 01 copo de suco na hora da refeição

6. Preparar sanduíches com baixo teor de sódio e gordura

7. Diminuir frituras e alimentos gordurosos

8. Elevar o consumo de frutas, verduras e legumes

9. Diminuir o sedentarismo

Algumas dicas:

– Substituir o leite integral pelo semi e após pelo desnatado.

– Aumentar consumo de fibras e ingestão de água

– Consumir a fruta ao invés do suco

– Evitar consumo de refrigerantes e uso de pratos semi-prontos.

– Se preparar o macarrão instantâneo não utilizar o tempero pronto

– Substituir salgadinhos de pacotes por pipoca de panela.

– Incentivar a criança a fazer seu lanche escolar e montar seu prato na hora das refeições

– Incentivar o pré-escolar (02 a 06 anos) a comer sozinha

– A criança NÂO deve limpar o prato.

– Não dar sermões, não fazer chantagens, não usar NUNCA a comida como prêmio ou castigo, não esconder alimentos, elogiar e sempre incentivá-lo a conversar com sua NUTRICIONISTA se não quiser falar com a mãe e ter um bom vínculo entre todos.

Nutricionista: Ana Carmen Pedroso CRN: 41413

Nutricionista com Especialização em Nutrição Clinica em Pediatria pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e Fiz Capacitação em Serviço no HC na UTI Neo Natal orientando mães na Amamentação e Extração do Leite Materno, sou Consultora de Amamentação a partir da 25 ª semana de gravidez.

Atendo em Domicilio

Fone 9 9333-8890 e email anacarmem@hotmail.com

Página no Face: https://www.facebook.com/annacarmennutri/?hc_ref=NEWSFEED